4 dicas de brincadeiras em família

familia no por do sol no jardim

Sabemos que os pequenos adoram brincar, não é mesmo? As brincadeiras não são apenas um entretenimento, mas algo muito importante para o desenvolvimento da criança. Através delas eles aprendem, se relacionam, desenvolvem a criatividade, planejam suas ações e organizam suas emoções. Embora brincar entre si seja fantástico para as crianças, brincar com a família é essencial para fortalecer laços. Confira, a seguir, 4 brincadeira em família para se divertir.

Gato mia

Se você já brincou de gato mia na sua infância, sabe o quanto essa brincadeira é divertida!
Reúna sua turminha em um cômodo escuro e escolha o “pegador” da vez. Os jogadores devem se esconder pela sala enquanto o pegador conta até 10 e, finalizada a contagem, ele deverá tentar encontrar alguém. Quando isso acontecer, ele deve dizer “gato mia”, ao que o outro participante responderá com um miado, podendo tentar disfarçar sua voz.
Se o pegador adivinhar a identidade do outro, este passará a ser o novo pegador, se não, ele segue tentando encontrar os outros jogadores até acertar sua identidade!

Crianças brincando de gato mia

Mímica

Brincar de mímica é garantia de boas risadas. Faça uma lista de pessoas, animais e/ou filmes. Um dos participantes por vez tira uma carta, se levanta e tenta de alguma forma imitar aquilo que está escrito enquanto os outros tentam adivinhar do que se trata a imitação.

animação de garoto e monstro fazendo mimica
Brincadeira de mímica

Jogo da memória

Extremamente estimulante, essa incrível brincadeira para fazer com a família pode facilmente ser feita sem precisar comprar um jogo pronto, é só desenhar coisas simples (bola, estrela, formas geométricas etc.) em uma cartolina, fazer dois desenhos de cada ítem, embaralhar as cartas e dispô-las viradas para baixo em uma mesa. O jogador da vez tira duas cartas aleatórias e assim o jogo segue. Quando uma carta cujo par já foi tirado for virada, o jogador deve se esforçar para lembrar onde está seu correspondente, e se ele não se lembrar, sorte do próximo jogador!  Ganha quem terminar com o maior número de pares.

jogo da memória
Jogo da memória

Batata quente

Os jogadores formam um círculo, com um deles sentado ao centro da roda com os olhos vendados ou de costas do lado de fora da roda. No círculo, cada jogador deve passar a bola – ou a batata – para o que está a sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: ‘Batata quente, quente, quente, quente…”, a qualquer momento o jogador com os olhos vendados pode gritar “queimou!”, e a pessoa que estiver com a “batata” na mão neste momento vai então para o centro da roda.

crianças brincando de batata quente com bola na mão

E aí, gostaram das dicas? Esperamos que esses jogos rendam momentos de muita diversão e gargalhadas para sua família!

Confira nossas últimas matérias e boa leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.